PROJETOS

_________________________________________________________
Animando Histórias | Cordéis Animados

Os projetos de extensão Animando Histórias e Cordéis Animados tiveram início respectivamente em 2009 e 2010, ambos coordenados pelo Professor do Núcleo de Design da UFPE-CAA Marcos Buccini.

O projeto Animando Histórias surgiu com os seguintes objetivos:
  1. Pesquisar, roteirizar e produzir animações baseadas em histórias, personagens, contos, lendas e mitos da Região Nordeste;
  2. Adaptar histórias da literatura universal para o contexto e estética do Nordeste;
  3. Incentivar a criação e produção de novas narrativas que estejam inseridas no contexto cultural nordestino e/ou que tenham o Nordeste como pano de fundo.
O projeto foi contemplado com o edital BEX em 2011 e com o edital PIBEX em 2012, sendo possível disponibilizar bolsa para um dos estagiários.

Já o projeto Cordéis Animados nasceu com o objetivo de adaptar a narrativa e linguagem gráfica do cordel para o cinema de animação.

Atualmente os projetos contam com duas animações produzidas. Para conhecer as animações finalizadas, clique nos links abaixo:

>> O macaco e o rabo (2011) (Confira em breve)
>> O Cangaceiro (2012) (Confira em breve)


_________________________________________________________
Educando com Animação

O projeto Educando com Animação, coordenado pelo professor Manoel Guedes do curso de Design do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE, propõe uma nova metodologia para integrar as Tecnologias Digitais de Informação e comunicação (TDICs) no processo de Ensino e Aprendizagem em escolas municipais e estaduais do município de Caruaru-PE, usando o suporte da Animação. O alicerce dessa estratégia educacional está em:
  1. Aproximação a linguagem de sala de aula da linguagem cotidiana dos jovens, através de mídias audiovisuais;
  2. Trabalhar o processo de construção do conhecimento a partir da produção, autoria e compartilhamento das animações de conteúdo educacional, integrando os domínios verbais e pictóricos;
  3. Motivar o aluno em sala de aula a partir de novas práticas educacionais com uso de técnicas de animação (tradicional, stop motion e rotoscopia) com auxílio da Informática;
  4. Facilitar a inclusão digital em um nível mais abrangente, fortalecendo a cidadania, o senso crítico e a apropriação do espaço democrático de difusão de idéias e conhecimentos abertas pela Internet.
O projeto está sendo desenvolvido com o apoio do projeto PET/ MEC/ Sesu em parceria com a secretaria de Educação e de Cultura da prefeitura de Caruaru-PE, como estratégia para integrar a educação com a produção cultural, através dos pontos de cultura do Município.


_________________________________________________________
Grupo de pesquisa

O grupo de pesquisa Cultura e linguagem gráfica no cinema de animação, coordenado pelo professor do curso de Design da UFPE-CAA Marcos Buccini buscou investigar os sentidos da transposição do estilo da xilogravura de cordel para o cinema de animação, em seus aspectos gráficos e culturais.

Os resultados da pesquisa foram publicados em congressos de Design e Comunicação, a saber:
  1. Elementos gráficos da xilogravura de cordel no cinema de animação (SBDI, 2011)
  2. Mise-en-scene, movimento e interpretação em animações baseadas no estilo da xilogravura de cordel (Intercom, 2011)
  3. Xilogravura em motion graphics - A representação do movimento em animações baseadas no estilo da xilogravura de cordel (Encontro Nacional de Estudos sobre Quadrinhos, 2011)

_________________________________________________________
Dia Internacional da Animação

O Dia Internacional da Animação é um evento anual, que ocorre no dia 28 de outubro simultaneamente em vários países. A data faz alusão a primeira exibição de imagens animadas da história: o teatro óptico de Émile Reynaud, em 28 de outubro de 1892.

Lançado pela ASIFA (Associação Internacional do Filme de Animação) em 2002, o festival é realizado pela ABCA (Associação Brasileira de Cinema de Animação) e conta com mostra de curtas de animação. No Brasil, é o maior evento simultâneo de cinema, ocorrendo ao mesmo tempo em mais de 200 cidades.

O Dia Internacional da Animação acontece em Caruaru desde 2010, sob a coordenação do professor Marcos Buccini e de Yanara Galvão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário